quinta-feira, 8 de outubro de 2009

JK - Bela Noite Para Voar



Sinopse:
O país vive um momento político conturbado, com um grupo de oficiais da Aeronáutica tentando derrubar o Presidente Juscelino Kubitschek. Em meio à confusão instaurada JK conhece uma jovem de Belo Horizonte, apelidada de Princesa, com quem inicia um romance secreto.


Ficha Técnica:
Título Original: JK - Bela Noite Para Voar
Gênero: Drama
Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento :2009
Lançamento Comercial (estréia) 13/03/2009
Distribuição: Lumière
Direção: Zelito Vianna
Roteiro: Zelito Vianna, baseado em livro de Pedro Rogério Moreira
Produção: Cláudia Furiati e Daniel Sroulevich
Produtor associado: Vera de Paula
Co-produção: Caribe Produções Ltda. e Focus Films
Música: Sílvio Barbato
Fotografia: Alziro Barboza
Direção de arte: Alexandre Meyer
Figurino: Kika Lopes
Edição: Diana Vasconcellos
Efeitos Especiais: Teleimage

Elenco:
José de Abreu ......... Juscelino Kubitschek
Mariana Ximenes ......... Princesa
Marcos Palmeira ......... Carlos Lacerda
Cecil Thiré ......... Marechal Lott
David Pinheiro ......... Celso
Felipe Wagner ......... Fiúza
André Barros ......... Affonso
Henrique Pires
Emílio de Mello ......... Oscar Niemeyer
João Vicente Goulart ......... Jango

Curiosidades:
• O personagem de Mariana, que no filme é chamado de Princesa, é inspirado justamente em Maria Lúcia Pedroso. Os dois mantiveram um romance secreto por quase 18 anos, que só terminou com a morte de JK, em 1976. O caso começou em 1958, quando ele tinha 56 anos e ela, 23.

• JK - Bela Noite Para Voar se passa num dia fictício de 1958. A produtora Claudia Furiati e o diretor Zelito Viana optaram por concentrar a ação em 24 horas, boa parte com o presidente em pleno vôo.

• JK - Bela Noite Para Voar é livremente inspirado na obra de ficção “Bela noite para voar”, de Pedro Rogério Moreira.

• Juscelino é interpretado por José de Abreu, que já viveu o personagem no teatro há 15 anos.

• O local previsto para o início das filmagens era o Palácio Laranjeiras. Mas, dois dias antes, a governadora Rosinha Garotinho cancelou “temporariamente” a autorização para que sua residência oficial servisse de locação, depois de receber um pedido de parentes de JK. A decisão obrigou a equipe a transferir às pressas o local para o Clube Naval e a adiar o início das filmagens. Tempo depois Rosinha voltou atrás, após o Conselho Estadual de Cultura defender a cessão do prédio.

• A família também telefonou para a Petrobras e a Telemar, principais patrocinadores do filme. A pressão fez com que a produção enviasse carta para as empresas explicando que JK - Bela Noite Para Voar é baseado numa obra literária e em fontes públicas sobre uma figura pública.

• Os produtores chegaram a fazer modificações no roteiro, para evitar maiores conflitos com a família. Saiu, por exemplo, uma cena em que ele, conhecido sedutor, fazia charme para uma prefeita na inauguração de uma obra. As mudanças não apacaram a ira da família de Juscelino.

• O projeto original de um filme sobre JK era de Nei Sroulevich e Marcelo França e tinha como título provisório “De Nonô a JK”. O roteiro, de José Louzeiro, concentrava-se na infância. Mais tarde, Luiz Carlos Maciel fez um novo roteiro, que mostrava o presidente mais velho, lembrando o passado. Com a morte de Nei, sua viúva, Claudia Furiati, e seu filho Daniel assumiram a empreitada. Os dois roteiros foram abandonados por questões financeiras e dramatúrgicas, eram muito abrangentes. Claudia e Zelito Viana acharam melhor concentrar a ação num único dia.

• As filmagens terminaram no dia 8 de dezembro de 2004.

• João Vicente Goulart interpreta seu pai, Jango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário